Reconstituição de uma batalha antiga e a nova imagem do CEIA na rede no encerramento da XI Jornada de Estudos da Antiguidade

Hoje, 22 de maio, encerramento da XI Jornada de Estudos da Antiguidade: IMAGENS DA ANTIGUIDADE, é ainda um dia ainda repleto de atividades.

Como se pode ver nos posts anteriores da programação, na parte da manhã, das 8 às 12h, temos sessões de comunicações, onde são relatados os andamentos das mais diversas pesquisas na área do estudo da Antiguidade, sejam elas de Iniciação Científica ou de Pós-Graduação (Lato Sensu, Mestrado, Doutorado), entre elas as desenvolvidas por membros de dois dos Grupos de Estudo/Pesquisa do CEIA: o de Celtas (GECEL) e o de História Militar (GEHM).

À tarde, a última mesa redonda (A ANTIGUIDADE CLÁSSICA SOB O OLHAR RENASCENTISTA E BARROCO), das 14 às 16h, seguida da reconstituição de uma batalha entre os antigos gregos e frígios no gramado do campus da UFF no Gragoatá, ao lado do Bloco B.

Último ato de uma semana intensa, 18h, o evento A NOVA IMAGEM DO CEIA NA REDE, lançamento deste blog e do no site do CEIA-UFF, no Auditório Ismael Coutinho (sala 218, bloco C).

Sobre o grupo Ancient Battles e o seu trabalho de reconstituição de batalhas antigas vide o vídeo abaixo (uma entrevista dada ao Programa “Tribos” da Multishow) e um pequeno texto extraído do sítio mantido pelo grupo na rede: www.ancientbattlessociety.com

GREGOS E PHRYGIOS / PERSAS A escolha dos gregos vem da influência que estes sopraram sobre o mundo ocidental e o oriente médio, desde as eras antigas até os tempos contemporâneos. Marcas que os antigos deixaram nos campos da ciência, da economia, da política e do domínio militar.

Porque os Phrygios? Nesta época a Phrygia, assim como vários pequenos reinos ao seu redor, a Lydia, a Mysia, e outros, vivia sob o domínio Persa embora se beneficiasse de uma parcial autonomia, inclusive o direito de manter sua força militar. Os Phrygios eram um povo belicoso que sustentavam um exército experiente, numeroso e extremamente bem armado. Por isso, durante as guerras Persas, eles rivalizam com as diferentes potências Helênicas (Hellenos) em toda a Ionia e o Hellespontes.

A antiga Phrygia corresponde à moderna Turquia, bordejando uma parte do Mar Egeu, o Mar de Marmara e a parte setentrional do Mar Negro.

The URI to TrackBack this entry is: https://ceiauff.wordpress.com/2009/05/22/reconstituicao-de-uma-batalha-antiga-e-a-nova-imagem-do-ceia-na-rede-no-encerramento-da-xi-jornada-de-estudos-da-antiguidade/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Com o fim da XI Jornada, achei importante deixar registrada a impressão que tive do evento.
    Sem dúvidas, só tenho a elogiar. Tanto a organização quanto as atividades oferecidas aos participantes foram, a meu ver, de alta qualidade. Tive uma muito boa impressão do evento, e também, da Universidade como um todo. E essa boa impressão, no meu caso, foi de grande valia, já que foi a UFF a Universidade que eu escolhi para estudar a Antiguidade.
    Percebi que eu fiz a escolha certa.

    • Obrigado Rennan por esse seu retorno, é muito bom saber de quem participou a opinião, sugestões e críticas, afinal é um evento anual que representa um grande desafio pelo que mobiliza e pela diversidade da programação, envolvendo a universidade a partir de dois departamentos (o de Letras Clássicas e Vernáculas e o de História), sendo necessários tais comentários para melhorá-lo constantemente.
      O sentido do seu fazer-se está nas pessoas que dele participam e só ocorre porque há muita gente efetivamente empenhada em sua realização.
      Apesar de ser um evento longevo, esse foi o de nº XI, são poucos os que o ultrapassam na universidade, cada Jornada é um novo início, quase que um começar do zero, por isso todos que chegam ajudam a somar na caminhada.
      Todos os comentários são muito benvindos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: