Fernando Brandão dos Santos faz a Conferência de Abertura da XII Jornada de Estudos da Antiguidade

"O tema da viagem na tragédia grega: a viagem de Alceste e a de Ifigênia" é a Conferência de Abertura no dia 24/05/2009 às 17h.

Prof. Dr. Fernando Brandão dos Santos (FCLar-UNESP) é autor, entre outras obras,  da tradução para o português da tragédia FILOCTETES  de  Sófocles, publicada (com introdução e notas também de sua autoria) em 2008 pela Odysseus Editora, e, com outros helenistas brasileiros,  do Dicionário Grego-Português em 5 volumes.

A obra organizada pelas Profas. Dras. Daisi Malhadas, Maria Celeste Consolin Dezotti e Maria Helena de Moura Neves, todas da UNESP Araraquara, traz também em sua equipe de autores as Profas. Dras. Silvia Damasceno e Gloria Braga Onelley,  integrantes do CEIA-UFF.

Restando ainda a publicar o 5º volume (os anteriores foram lançados em 2006: alfa-delta, 2007: epsilon-iota, 2008: kappa-ômicron e 2009: pi-rho), linguagem clara e de fácil consulta, a obra apresenta aproximadamente 50 mil entradas e inclui vocabulário do Novo Testamento, verbetes complexos em quadros explicativos, informações dialetais, etimologia, definições e exemplos, regência nominal e verbal: “O que se pretendeu foi uma obra que, sem abrir mão de rigor científico e metodológico, marcasse-se pela clareza e simplicidade e oferecesse fácil consulta aos não-especialistas, fornecendo respostas diretas, convenientemente dosadas para subsidiar as atividades de leitura e tradução do grego clássico e bíblico.”

Fernando Brandão dos Santos é também um dos fundadores do Grupo GIZ-EN-SCÈNE de Leituras Dramatizadas de Textos Clássicos, cujo objetivo fundamental é proporcionar “uma aproximação prazerosa dos interessados em teatro da Antiguidade com os textos de variado gênero que compõem o rico repertório dessa tradição.”

Formado em 1987 por professores e alunos de Grego e Latim da FCL-UNESP-Araraquara, e por um professor de Sânscrito da FFLCH-USP (o Prof. Dr. Carlos Alberto da Fonseca, ex-presidente, como Fernando, da SBEC, Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos), nesse afã de colocar em circulação os textos do teatro clássico, resultou-lhe um repertório de numerosas peças gregas, latinas e indianas.

Os velhos tebanos do coro da "Antígona" de Sófocles, no centro Fernando Brandão dos Santos: cena da leitura dramatizada da tragédia apresentada durante a XV Semana de Estudos Clássicos em Araraquara (2000). Foto: J. A. Rosa.

Published in: on 23/05/2010 at 6:21  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://ceiauff.wordpress.com/2010/05/23/fernando-brandao-dos-santos-faz-a-conferencia-de-abertura-da-xi-jornada-de-estudos-da-antiguidade/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: